sexta-feira, 15 de abril de 2016

Review livros: A 5ª Onda e O mar Infinito


Boa noite!
Pra quem não sabe até o ano passado eu mantive um blog sobre a moda alternativa lolita, o Lolita Cor de Rosa, e nele eu postava de tudo inclusive algumas reviews de livros. Hoje como eu fiquei sem tempo essa semana pra escrever alguma coisa mais detalhada resolvi trazer um dos posts em que eu falei sobre o livro A 5ª Onda! Esse post foi ao ar em 21 de abril do ano passado logo depois da páscoa, então me desculpem qualquer erro temporal, eu tentei dar uma revisada nele mas algumas coisas sempre escapam!

Ai meu deus! Ai meu deus! Ai meu deus gente esse livro está arruinando a minha vida.

Os primeiros livros que quero falar são da trilogia do autor Rick Yancey: A 5ª Onda! Vou contar uma historinha pro cêis, chega mais: Eu estava num nobuy (não comprar) de livros desde que não terminei todos que comprei na Bienal do ano passado e ganhei vários de natal (que eu já li, óbvio, durante o ano novo, eram só 5...) mas ai no sábado eu tinha combinado de encontrar duas amigas e elas não puderam ir. Pra matar o tempo em Porto Alegre resolvi ir passear no shopping. Só que depois de já ter ido em todas as lojas ainda tive que esperar mais de uma hora até a minha carona chegar, então inocentemente entro na Livraria Cultura pra passar o tempo e acabo encontrando esse livro, por acaso, e lembro de ter visto boas reviews nele e quando eu li a contracapa me apaixonei, tinha que ler! Então eu culpo totalmente as minhas amigas que não puderam me encontrar por essa compra (♥)

Como a devoradora de livros que sou li esse no mesmo dia, acabando ele perto de 5 horas da manhã e já desesperada pra ler o próximo! Que eu baixei o e-book em inglês mesmo, queria muito comprar o livro pra ler mas não ia aguentar esperar, no domingo de manhã. Como estou na faculdade e compromissos etc. e precisava recuperar o sono perdido de sábado só fui terminar o segundo na segunda de madrugada. 

17225828745_424e29b4b5_o Screenshot_2015-04-17-11-17-29[1]

Ok, agora sobre o livro (falei que eu ia ficar enrolando....)! 

O livro é uma distopia, onde alienígenas invadem a terra. Não quero contar muito da história por que tem muitas reviravoltas e eles vão contando como que a invasão aconteceu aos poucos. Não é uma coisa que no primeiro capitulo você já sabe o que aconteceu e tudo sobre a personagem principal. É uma narrativa bem construida onde o personagem que esta narrando a história vai e volta no tempo pra contar o que aconteceu. O que eu achei muito bom pra quebrar um pouco certos capítulos que são bem pesados. Nesse vai e vem você nunca sabe exatamente tudo e isso vai aguçando a curiosidade pra ler os próximos capítulos e descobrir, não é uma coisa que você fica perdida na história mas sim que te deixa com um sentimento de querer mais o tempo todo. 


A narrativa do livro não é feita por um único personagem. O que eu achei essencial quando cheguei no fim, por que podemos realmente presenciar diferentes perspectivas da invasão e podemos ver como cada personagem pensa e sente e o por que eles fazem o que fazem. Só achei que algumas partes eram meio chatas, eu gosto de romance e queria ficar lendo só a aparte do casal e por isso fui pulando uns capítulos pra ler o que queria e depois voltei naqueles mais "chatinhos".

Correr = morrer. Ficar = morrer. Meio que o tema dessa festa.

Se você é uma pessoa que se envolve muito com livros e não gosta de filmes de terror ou não suporta ver pessoas sofrendo aconselho não ler esse livro, ele é bem pesado e tem cenas bem fortes, eu tive pesadelos na segunda de noite quando terminei de ler o segundo, e uma amiga disse que teve que parar de ler no meio por que estava tendo vários pesadelos durante a noite também! O livro desperta uma agonia e um desespero que me acompanharam por todo o livro.

Não é sobre destruir a nossa capacidade de lutar tanto quanto é sobre destruir a nossa vontade de lutar.

O que eu tinha maior receio com o livro era a parte dos aliens. Eu gosto de histórias de aliens, amo Doctor Who, mas detesto aquelas histórias bregas que colocam aliens como seres quase sem vida, só entidades que aparecem e na verdade tudo se centra nos seres humanos. Esses livros não, eles realmente falam dos aliens, dos planos deles. Os personagens principais estão o tempo todo tentando desvendar quem eles são e o que querem, não com ações, mas em conversas e analisando o que os aliens vão fazendo. É um livro que não assume que o leitor é "leigo", e nem os personagens principais o são. Eles repensam tudo o que achávamos que sabíamos sobre quem somos e sobre o universo.

E então, atrás dele, a ultima, a estrela final, a que ele carregou através de um mar infinito de branco, a única coisa que ele achou que valia apena morrer.

Tudo isso se aplica aos dois livros, mas mais sobre o primeiro. No segundo já sabemos de mais coisas e estamos numa fase diferente com os personagens, eles já passaram por muita coisa aqui. A única coisa que eu não gostei é que o livro não vai muito pra frente com determinados personagens, ele fica recontando o mesmo período de tempo em diferentes visões. Nenhuma cena se repete, mas acaba ficando um pouco "monótono" comparado com o primeiro que tem mil e uma coisas acontecendo ao mesmo tempo. E os personagens que eu mais gostei tem uma representação muito pequena, no final ele foca em outra história e eu queria ter lido mais sobre eles. Espero que no terceiro o autor se volte mais pra eles :D
Estou muito ansiosa pra ler o terceiro e ultimo livro da trilogia. Espero que o autor não nos decepcione, ele deixou várias questões em aberto e espero que as respostas pra elas não sejam coisas simples ou escritas de maneira rápida. Na maioria das trilogias eu fico com a sensação que ficou alguma coisa faltando no final, parece que os autores desenvolvem tantas coisas nos dois primeiros e quando chega no ultimo fazem tudo apressado. O livro vai se chamar The Last Star (a ultima estrela) e será lançado dia 24 de maio de 2016 nos EUA!

Dia 21 de Janeiro saiu o primeiro filme baseado na trilogia! Eu fui ver na estreia e amei, achei que ficou um ótimo filme e que eles conseguiram passar a mesma mensagem e o mesmo sentimento que o livro, se quiserem eu posso fazer uma review mais detalhada separada já que esse post ta enorme. Eu super recomendo ir ver se você ficou interessado na história ou leu o livro!


"Depois da primeira onda, só restou a escuridão.
Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram.
Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram.
Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém.
Agora “A Quinta Onda”está começando...
Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva – Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!" 

Nota para A 5ª Onda
✎✎✎✎✖
Nota para O Mar Infinito
✎✖✖
Ok, esse post ficou enorme, sinto muito! Não era o meu objetivo, mas quando começo a falar sobre livros sempre me empolgo. Espero que vocês tenham gostado, me falem se já leram ou não o livro e se sim o que acharam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário